sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Aços Inoxidáveis Duplex - Parte I

 
Os aços inoxidáveis duplex são ligas ferro-magnéticas que além de crómio e níquel, contêm molibdénio e são ajustadas de forma a conterem austenite e ferrite em partes iguais.
A fracção de cada uma das fases existentes na liga depende da sua composição química e do tratamento térmico aplicado.
A estrutura dupla dos duplex confere-lhes uma elevada resistência à corrosão sob tensão, quando comparados com os aços inoxidáveis austeníticos, e uma maior ductilidade do que os aços inoxidáveis ferríticos. A sua e a sua elevada tensão limite convencional de proporcionalidade a 0.2% (R0.2) permite o fabrico de componentes de parede fina com alta resistência mecânica, possibilitando uma redução da quantidade de material e de tempos de soldadura.
Geralmente, os duplex possuem uma dureza superior à dos aços inoxidáveis austeníticos oferecendo também uma resistência à fadiga superior à dos austeníticos.
A utilização dos duplex expandiu-se amplamente por um vasto número de indústrias, em especial nas indústrias petrolíferas e de gás, nas indústrias petroquímicas, na indústria de pasta de papel e nas indústrias de reciclagem. Estes aços são, essencialmente, utilizados em ambientes aquosos que contenham cloretos.
Uma também importante aplicação dos duplex é na construção de navios cisterna utilizados para o transporte de produtos químicos diversos.
 
(continua Parte II)
 
Joana Leal
Laboratório de Ensaios - Metalografia

Sem comentários:

Enviar um comentário