quinta-feira, 28 de maio de 2015

Reunião do Grupo Vertical VG1 - Máquinas para trabalhar madeira (Organismos Notificados)


Realizou-se nos dias 20 e 21 de maio, em Uppsala, Suécia, a 29ª reunião do Grupo Vertical 1, VG1 - Machinery for working wood and analogous materials.
Na reunião estiveram presentes representantes de Organismos Notificados de diferentes países europeus  designadamente Portugal, Alemanha, Republica Checa, Holanda, Suissa e Suécia, tendo-se dabatido diversos temas relacionados com máquinas para trabalhar madeira com interesse significativo para o desenvolvimento da atividade nesta área. O CATIM esteve representado pela Engª Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos.

Entre os diferentes assuntos discutidos na reunião destaca-se a transposição das normas CEN para normas ISO neste âmbito, cujo cronograma provisório apresentamos em anexo. Salienta-se que as "novas“ normas ISO serão publicadas em conformidade com os requisitos previstos na Diretiva "Máquinas“, pelo que serão harmonizadas, não apresentando diferenças significativas relativamente às normas atualmente em vigor do CEN. Em média, 70% da norma da ISO é exactamente igual à norma equivalente do CEN, 20% igual mas explicitando melhor os requisitos e apenas 10% dos requisitos serão diferentes. Por este motivo a aplicação das "novas“ normas não implicarão alterações significativas para os fabricantes de máquinas.
 

 

Outra questão analisada na reunião foi a necessidade de manutenção, ou não, das 13 RFU (http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/mechanical/documents/legislation/machinery/notified-bodies/index_en.htm) produzidas por este grupo e aprovadas  pelo Grupo Horizontal. De facto, a maioria das questões abordadas nas RFU já estão previstas nas normas ISO acima referidas pelo que deixarão de ser necessárias. Decidiu-se esperar até que as normas específicas, acima mencionadas, sejam publicadas para remover as RFU.
Por último e a próposito da neutralização dos dispositivos de segurança, foi sugerido a consulta do seguinte site: www.stpo-defeating.org, onde são descritos alguns acidentes resultantes da neutralização de dispositivos de segurança e apresentadas um conjunto de  boas práticas para a prevenção da neutralização.
A próxima reunião deste grupo realizar-se-á em Portugal, nas instalações do CATIM - Porto, nos dias 11 e 12 de Maio de 2016.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Workshop - Ferramentas de Engenharia na Cloud para PME´s”, 27 de Maio, AIMMAP


Objectivo: Dar a conhecer às empresas e outros interessados, informação relacionada com a HPC – High Performance Computing de aplicação industrial baseado em soluções Cloud.

Dirigido a: Empresas do sector metalomecânico - I&D, Produção e Marketing, gabinetes técnicos, Centros de Formação, engenheiros, designers, professores e formadores, outros interessados nesta temática.

PROGRAMA

09:30 Registo de participantes

10:00 Abertura
David Rodrigues, AIMMAP

10:15 Como as empresas podem usar estas tecnologias
Luís Ferreira, IPCA

10:45 High Performance Computing (HPC) para PME´s
Andrés Gomez, CESGA

11:15 Soluções CAD/CAM/CAE na Cloud
Nuno Casaca, PH Informática SA

11:45 Caso Prático em empresa do setor

12:15 Fecho

As inscrições são gratuitas, mas limitadas e aceites por ordem de chegada. Para tal deverá ser preenchida a ficha de inscrição em anexo, podendo a mesma ser devolvida pelo email: marta.rocha@aimmap.pt. ou por fax nº 226 107 473.
 

Open Innovation nas PME's, 27 de Maio, 14:30, Porto

 
 
Objectivo: Dar a conhecer o conceito de Open Innovation e da nova plataforma de Inovação Aberta para as PME´s.

Dirigido a: Responsáveis de empresas, engenheiros, gabinetes de I&D empresários de empresas da euro -região.
Local: AIMMAP, Ruas dos Plátanos, 197 Porto
Programa:
14:30 Registo de participantes.
15:00 Abertura
Representantes  do  CATIM e da AIMMAP
15:15 Open Innovation
Dra. Cristina Sousa, ISCTE
16:00 Resultado de inquérito sobre OI às empresas do Norte de Portugal e Galiza.
Nuno Araújo, CATIM
16:20 Apresentação da Plataforma OI do CloudPyme
Mariano Sanchez, Cesga
17:00 Fecho
17:15 Coffee-Break.
CloudPYME é uma infraestructura de supercomputação dirigida a PME´s, que oferece serviços de computação para cálculo científico-técnico e ferramentas de inovação. A sua utilização por parte das PME´s contribui para melhorar a concepção dos seus produtos e processos, incrementando assim a sua competitividade.

Seminário do Projecto OHMI, 28 de maio, Estarreja

 

O CATIM foi convidado a participar neste seminário, sendo representado pela Eng. Eduarda Fernandes da Unidade de Ambiente e Segurança que apresentará uma comunicação com o tema "Implicações do REACH ao nível do utilizador a jusante e produtor de artigos".
Mais informações e inscrições: ambiente@cm-estarreja.pt

segunda-feira, 25 de maio de 2015

F1 In Schools - Final Regional CATIM e CTCP



Decorreu no passado dia 07 de Maio, no Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda (Ovar), a Final Regional dos centros tecnológicos CATIM e CTCP do concurso F1 In Schools!
Os AXLR8, do Colégio Luso-Internacional do Porto, alcançaram o primeiro lugar e conseguiram ainda os prémios Engenharia, Inovação e Identidade.
A Final apurou outras cinco equipas para a competição nacional: os Invictus, da Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, os MechaBlown, da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, os The Epic Team, da Escola Básica e Secundária de Baião, os Super Turbines, da mesma escola e os X-Team, da Escola Básica e Secundária de Pinheiro.
Os Invictus levaram ainda para casa o prémio Portefólio.
Os Super Turbines, que frequentam o quinto ano de escolaridade, foram distinguidos com o prémio Equipa Mais Jovem.
Apesar de não ter sido qualificada para a Final Nacional, a equipa Fast N’ Furious, da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, recebeu o prémio Carro Mais Rápido.
As seis equipas apuradas preparam-se agora para competir na Final Nacional que decorrerá nos dias 29 e 30 de Junho, em Vila Nova de Famalicão.
 
 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Portugal 2020 - VALE INOVAÇÂO para as PME's


São susceptíveis de apoio os projectos individuais que visem o apoio à aquisição de serviços de consultadoria de inovação, nos seguintes domínios:

a) Transferência de conhecimento - serviços de consultoria e assistência técnica, nos domínios da transferência de conhecimentos e certificação de sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação;
b) Inovação organizacional e gestão - assistência tecnológica para a introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento;
c) Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC) – serviços para implementação de modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC (utilização de ferramentas sofisticadas de marketing pelas empresas – inbound e outbound);
d) Criação de marcas e design – aquisição de serviços para a conceção de marcas próprias ao nível do produto e da empresa;
e) Proteção de propriedade industrial - consultoria para aquisição, proteção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento,
f) Qualidade e Eco-inovação
O limite máximo de despesa elegível é de 20.000 €, sendo o incentivo calculado a uma taxa de 75% (fundo perdido).
Fases para apresentação de candidaturas


O CATIM está acreditado para prestar serviços no âmbito destes domínios e pode ajudá-lo a fazer a sua candidatura!
Consulte-nos!
catim@catim.pt
telefone: 226159000

Portal 2020
Norte 2020 - concursos abertos
Centro 2020 - concursos abertos

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Portugal 2020 - VALES, o CATIM está acreditado!



As PME's podem candidatar-se ao financiamento de serviços que contratem ao CATIM, no âmbito dos seguintes instrumentos:

a) Vale Inovação – serviços de consultoria abrangendo as seguintes áreas: gestão; assistência tecnológica; economia digital; propriedade intelectual e industrial; utilização de normas e serviços de ensaios e certificação.
b) Vale Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) – serviços de consultoria em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como serviços de transferência de tecnologia;
d) Vale Empreendedorismo

Norte 2020 - concursos abertos
Centro 2020 - concursos abertos

Contacte-nos!
catim@catim.pt

terça-feira, 19 de maio de 2015

Reunião do CEN / TC 252 / WG 3, 19 e 20 de Maio, CATIM - Porto!

 
Inicia-se hoje no CATIM-Porto, mais uma reunião internacional, desta vez do grupo de trabalho da Comité Europeu de Normalização, CEN / TC 252 / WG 3 - Wheeled transportation.
Compete à CT 122 - Brinquedos e artigos de puericultura (aspectos de segurança), comissão técnica nacional coordenada pelo ONS CATIM,  o acompanhamento deste TC e a participação nos seus trabalhos.
Aos membros deste grupo de trabalho, boas vindas!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

II Forum de Riscos e Segurança do ISCIA, intervenção do CATIM

 

O Eng. Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas, participou no II Forum de Riscos e Segurança que se realizou na passada sexta-feira, dia 15, em Aveiro, iniciativa do ISCIA - Instituto Superior das Ciências da Informação e da Administração.
A intervenção "Segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas" abordou toda a temática relacionada com a segurança deste tipo de instalações, mais conhecidas como Teleféricos e Funiculares.
Para os seguidores deste blog que estiverem interessados em aprofundar o seu conhecimento sobre este tipo de instalações em Portugal, aqui vai uma sugestão: "Funiculares e Teleféricos de Portugal", edição CATIM de 2013, da autoria de Alberto Fonseca, António Vasconcelos e Francisco Alba, disponível nas principais livrarias.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

EXPOREXEL, 20 a 22 de Maio, Batalha

 

Vai decorrer nos próximos dias 20 a 22 de Maio, na Batalha, mais uma exposição para materiais eléctricos para a construção e reabilitação.
Para além da presença em stand de inúmeras empresas ligadas ao tema, este evento conta com um rico programa de palestras e debates.
O CATIM tem a honra de ter sido convidado pela organização para dar o seu contributo, garantindo um dos temas, sendo representado pelo Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos que apresentará uma comunicação sobre "Segurança de Máquinas e Equipamentos de Trabalho".

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Doureca Produtos Plásticos, com certificação ISO 14001



A Doureca Produtos Plásticos Lda tem a sua sede em S. Bento, Cossourado - Paredes do Coura e dispõe de outra unidade de produção em Formariz, também em Paredes de Coura. Esta última Unidade conseguiu a certificação do seu sistema de gestão ambiental, tendo contado com o apoio da AHS, Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM, para a sua implementação.
A principal atividade da Doureca centra-se no revestimento de peças plásticas, através do processo de metalização eletrolítico, para fins decorativos de diferentes setores, tais como, automóvel, naval, aeronáutico, sanitário e para eletrodomésticos. De forma a incrementar o valor das peças revestidas por galvanoplastia, existe um conjunto de processos produtivos posteriores realizados na Unidade 1 da Doureca, que complementam esta atividade. Estes processos permitem diferentes acabamentos, tais como, pintura por robot ou pulverização, montagem em mousse, Flash Velour, aplicação de serigrafia e serigrafia com resina.”
A maioria das vendas da Doureca destina-se ao sector automóvel e para exportação.
 
A Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM continua a prestar apoio técnico a esta grupo, agora na outra unidade industrial de Cossourado, também como o mesmo objectivo, ou seja a implementação de um sistema de Gestão Ambiental e posterior certificação.
O CATIM agradece a confiança que a Doureca depositou e continua a depositar na equipa AHS, e deseja os mais sucessos!
 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CATIM participou na 7ª reunião do ISO/TC 39 - WG12 - Environmental evaluation of machine tools


 
Decorreu nos passados dias 21 a 23 de Abril, em Rimini - Itália, a 7ª reunião do WG12 - Environmental evaluation of machine tools (Working Group) do Comité Técnico de Normalização ISO / TC 39 - Machine Tools (Máquina-ferramenta), grupo no qual Portugal participa, sendo representado pelo Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.
Este grupo de trabalho tem-se empenhado em elaborar um guia técnico com vista à integração dos aspectos relacionados com eco-design e ecoeficiência na fase de concepção de máquinas-ferramenta. Nesta fase do estudo estão em desenvolvimento os modos e os métodos de medição para as máquinas para metais (partes 2, 3 e 4) assim como o desenvolvimento de modelos tipo para avaliação das máquinas para trabalhar madeira.
Está a ser equacionado também a possibilidade de desenvolvimento de outras partes da norma (5 e 6) de modo a que esta possa contribuir para a uniformização de critérios e que possa sugerir potenciais melhorias para vários tipos de Máquina-ferramenta.
A próxima reunião deste grupo de trabalho terá lugar em principio em Novembro deste ano e na cidade do Porto (CATIM).

Resumo dos assuntos abordados:
1 - SO 14955-1:2014/PDAM1, Design methodology for energy efficient machine tools
2 - SO/CD 14955-2, Methods for measuring energy supplied to machine tools and machine tool components
3 - ISO/WD 14955-3, Principles for testing metal-cutting machine tools with respect to energy efficiency
4 - ISO/WD 14955-4, Principles for testing metal-forming machine tools with respect to energy efficiency
5 - ISO/WD 14955-6, Quantification of energy supplied to a machine tool with given

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Final Regional dos centros tecnológicos CATIM e CTCP do concurso F1 In Schools


Proximamente o vídeo do evento!

Decorreu na passada quinta-feira, no Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda (Ovar), a Final Regional dos centros tecnológicos CATIM e CTCP do concurso F1 In Schools!
Os AXLR8, do Colégio Luso-Internacional do Porto, alcançaram o primeiro lugar e conseguiram ainda os prémios Engenharia, Inovação e Identidade.
A Final apurou outras cinco equipas para a competição nacional: os Invictus, da Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, os MechaBlown, da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, os The Epic Team, da Escola Básica e Secundária de Baião, os Super Turbines, da mesma escola e os X-Team, da Escola Básica e Secundária de Pinheiro.
Os Invictus levaram ainda para casa o prémio Portefólio.
Os Super Turbines, que frequentam o quinto ano de escolaridade, foram distinguidos com o prémio Equipa Mais Jovem.
Apesar de não ter sido qualificada para a Final Nacional, a equipa Fast N’ Furious, da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, recebeu o prémio Carro Mais Rápido.

As seis equipas apuradas preparam-se agora para competir na Final Nacional que decorrerá nos dias 29 e 30 de Junho, em Vila Nova de Famalicão.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Reduzir custos, responder rápido, o LEAN ao alcance de todos!

Por muita inovação no produto ou no marketing que a empresa faça, a inovação ao nível da organização e dos processos produtivos será sempre obrigatória!
O mercado não tem, nem terá dinheiro de sobra..., e um esforço contínuo na redução de custos é algo que não só se vai manter como vai aumentar, passando também a ser uma preocupação central das empresas, desde as micro às grandes!
Como fazer?
Minimizar e eliminar desperdícios de todo o tipo através da adopção de boas práticas e boas ferramentas...
O CATIM pode dar uma ajuda importante nas pequenas e médias empresas!
Com um diagnóstico poderemos propor qual ou quais as ferramentas mais adequadas ao seu caso e prestar todo o apoio técnico para a sua implementação! Solicite uma reunião, uma visita!
Contacto: Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt


Ferramentas
Objetivos
VSM
(Value Stream Mapping)
Identificar desperdícios e acções de melhoria.
5 S
Melhorar a organização, promover a limpeza e normalização das tarefas como meio de eliminação de desperdícios e custos.
GESTÃO VISUAL
Promover a melhoria da qualidade através da partilha de informação visual relevante aos colaboradores, envolvendo-os na gestão das tarefas.
OEE
(Overall Efficience Equipment)
Avaliar a eficiência dos equipamentos com identificação das perdas.
KANBAN
 “puxar” o processo de produção, minimizando o n.º de itens em curso de fabrico
KAIZEN
Promover as actividades de melhoria contínua em todas as funções, envolvendo todos os colaboradores.
TPM
(Total Productive Maintenance)
Promover o aumento da produtividade e qualidade através da aposta na gestão da manutenção dos equipamentos
SMED
(Single Minute Exchange of Die)
Promover a troca rápida de ferramentas e deste modo, favorecer uma resposta em tempo útil às necessidades dos clientes.
Poke-Yoke
Reduzir não conformidades através da eliminação da possibilidade de falha.
Takt Time
Promover o balanceamento da produção com a procura. “Marcar” o compasso na produção.
Padronização do Trabalho
Garantir a estabilização das operações/processos através da normalização, padronização e sistematização das tarefas / actividades


Acompanhe-nos no facebook!

www.facebook.com/catim.pt

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Simpósio de Metrologia 2015, 27 de Maio

 
No próximo dia 27 de Maio vai realizar-se mais uma vez o Simpósio de Metrologia - SimpMet 2015. Esta iniciativa anual, é organizada pelo ISEP (Instituto Superior de Engenharia), IEP (Instituto Electrotécnico Português e o CATIM, com a colaboração da Ordem dos Engenheiros.
Sendo 2015 o Ano Internacional da Luz e para assinalar este evento, o SimpMet 2015 focar-se-á em dinamizar e promover a discussão de temas ligados ao fenómeno da Luz, bem como à área da construção civil.
 
Programa e inscrições: http://www2.isep.ipp.pt/simpmet/
 
 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Máquinas e Equipamentos e segurança contra incêndios, Águeda, no passado dia 16 de Abril


O Eng. Gustavo Cruz da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM participou no seminário que decorreu no passado dia 16 de Abril, organizado pela EIPC - Escola Internacional Protecção Civil  e a Câmara Municipal de Águeda.
Este seminário foi também enquadrado na Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho levada a cabo pela ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho, e teve como título " Máquinas e Equipamentos e Segurança contra Incêndios".
 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

CATIM ajuda a proteger a segurança dos bébés!

Existem muitas prioridades na vida... e uma delas é a segurança dos nossos bébés.
Os carrinhos de bébé estão sujeitos a um conjunto de requisitos de segurança que dão aos pais e à sociedade, a garantia de que podem ser utilizados em condições seguras.
Um dos ensaios para avaliar essa segurança é o ensaio em superfícies irregulares de modo a verificar a sua estabilidade e riscos de entalamento após uma utilização intensiva.
Este ensaio, efectuado de acordo com a EN1888, é um dos muitos que são efectuados no Laboratório de Ensaios do CATIM.
Além dos carrinhos e também para bébés, podem ser ensaiados no laboratório os seguintes produtos: alcofas, berços, brinquedos, cadeiras e camas!
 
 
A fazer fé no vídeo gravado no decurso de um ensaio, quase que se poderia dizer que o carrinho está pronto para aventuras em todo o terreno...
 
O Laboratório de Ensaios do CATIM é um dos primeiros laboratórios de ensaios que foram acreditados em Portugal, disponibilizando hoje ao tecido industrial algumas centenas de ensaios baseados em normas europeias e internacionais.