segunda-feira, 18 de julho de 2016

Sabe o que é a acreditação?


 
O CATIM é uma das instituições pioneiras na acreditação em Portugal e nos dias de hoje dispõe de várias acreditações nos laboratórios de ensaios e de metrologia, e também como Organismo de Inspeção Sectorial (Directiva Máquinas).
Para saber em pormenor que em ensaios, calibrações ou inspeções o CATIM está acreditado, terá que aceder aos Anexos Técnicos de Acreditação disponíveis no site do IPAC:

Sabe o que é a acreditação?
 
A actividade de acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efectuar actividades específicas de avaliação da conformidade (e.g. ensaios, calibrações, certificações e inspecções).
A actividade de acreditação está sujeita a legislação comunitária que obriga a um funcionamento harmonizado, verificado através de um sistema de avaliação pelos pares.
Em consequência, cada Estado-Membro da UE (e EFTA) designou um único organismo nacional de acreditação, tendo em Portugal essa missão sido atribuída ao IPAC, conforme disposto no Decreto-lei n.º 23/2011, de 11 de Fevereiro.
O IPAC é, pois, o organismo que em Portugal responde ao Regulamento (CE) n.º765/2008, o qual contém diversas disposições quer para o País, quer para o IPAC, tendo sido notificado em consonância pelo Governo à Comissão Europeia e à EA.
Fonte: http://www.ipac.pt/ipac/funcao.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário