terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sabe qual é a diferença entre Acreditação e Certificação?


A Acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efectuar ensaios, calibrações, certificações e inspecções. Por exemplo no caso de um Laboratório de Ensaios, a acreditação significa que este foi avaliado e reconhecido como tecnicamente competente para realizar determinados ensaios baseados em normas ou especificações bem definidas. Esta acreditação implicou a avaliação dos seus técnicos e responsável técnico, dos equipamentos, das instalações, de todas as condições necessárias à credibilidade dos ensaios e de todo um sistema da qualidade e processual que suporta a actividade.

A Certificação é uma actividade distinta que se limita a avaliar a conformidade, por exemplo de um sistema de gestão da qualidade com a norma de referência ISO 9001:2015.

O CATIM é acreditado pelo IPAC em diversos âmbitos (Laboratório de Ensaios, de Metrologia e Organismo de Inspecção - Directiva Máquinas) e também tem o seu sistema de Gestão da Qualidade certificado pela DNV - GL, sistema que é baseado na Norma ISO 9001.

Se necessitar aceder aos respectivos certificados ou Anexo Técnicos relativos ao reconhecimentos do CATIM, por favor aceda aqui: http://www.catim.pt/index.php?run=Reconhecimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário