segunda-feira, 11 de setembro de 2017

CATIM na 10ª reunião do WG12 - Environmental evaluation of machine tools (Working Group) do Comité Técnico de Normalização ISO / TC 39 - Machine Tools


Decorreu nos passados dias 4,5,6 de Setembro, em Londres, a 10ª reunião do WG12 - Environmental evaluation of machine tools (Working Group) do Comité Técnico de Normalização ISO / TC 39 - Machine Tools (Máquina-ferramenta).
Portugal participa neste grupo, sendo representado pelo Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.
Nas próximas semanas estará disponível a 2ª versão da parte 1 da norma ISO 14955 que estabelece a metodologia a adotar na integração dos aspetos relacionados com eco-design e ecoeficiência na fase de conceção de máquinas-ferramenta.
A parte 2 da norma será publicada até ao final do ano 2017 e nela estão definidos os métodos de medição de energia das máquinas-ferramentas e dos seus componentes.
De modo a facilitar a integração dos aspectos relacionados com eco-design e eco-eficiência, encontram-se em desenvolvimento os seguintes modelos tipo para avaliação e medição: “Metal-forming”, “Metal-cutting” e “Woodworking”.
O grupo de trabalho tem-se empenhado em fornecer e elaborar exemplos técnicos relativos aos vários tipos de máquinas-ferramenta que estarão representados nas partes 3, 4 e 5 da referida norma. A uniformização de critérios de medição e escolha de equipamentos mais eficientes faz parte das preocupações deste grupo de trabalho que toma em devida conta a evolução do estado da arte e a diversidade de sistemas e tecnologias que existem e estão a surgir.

Sem comentários:

Enviar um comentário