quinta-feira, 28 de setembro de 2017

EMO Safety day - conferência 19/Set, Hannover


"Conference on Safety of machine Tools, Requirements and State of the Art"

Eng.Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM assistiu a esta importante conferência que se realizou no passado dia 19 e que contou com 8 apresentações sob o tema da conferência.
Entre as 8 interessantes comunicações, tomamos a liberdade de destacar as notas do Eng. Alberto Fonseca sobre a comunicação apresentada por Felicia Stoica da Comissão Europeia.

Comunicação: Free movement of goods within the EU MACHINERY Directive 2006/42/EC A success story continues  por Felicia Stoica,  European Commission
Notas:
- A primeira abordagem da Comissão Europeia aos resultados do «Estudo de avaliação da Directiva Máquinas (DM)
- A DM mantém a sua relevância, apesar das mudanças tecnológicas e do ambiente económico considera-se uma história de sucesso.
- Tem sido eficaz na consecução dos objectivos de segurança e de livre circulação das máquinas apontando-se como aspecto positivos: a consistência na transposição, as opções disponíveis para a avaliação da conformidade, as normas harmonizadas têm-se revelado altamente eficazes; e como menos positivos: potenciais lacunas nas normas tipo C, inclusivamente nas que dizem respeito às máquinas para o trabalho de metais, a vigilância do mercado não tem sido eficaz.
- A eficiência da auto comprovação da conformidade no que respeita aos custos - uma história do sucesso.
- Considera-se um valor acrescentado para a UE quando comparada com a legislação não harmonizada.
Identificam-se como oportunidades de melhoria:
- Adaptação da DM para a integrar no «Novo Quadro Legislativo».
- Clarificação de aspectos legais: incremento da convergência com directivas/regulamentos similares (p.ex. terminologia e definições); melhorar as definições e a demarcação entre alguns tipos particulares de máquinas; considerar a adequação para os novos desenvolvimentos (digitalização, “cibersegurança”, robôs.
- Assegurar o incremento da inspecção e assim a generalização da conformidade com a directiva.
- No que respeita à vigilância do mercado a oradora referiu, entre outro aspectos a existência de uma proposta para o reforço da legislação europeia sobre «produtos não alimentares» que a ser levada por diante e aprovada terá implicações na DM.
- Finamente o cronograma indicativo para os próximos passo do estudo: 2.º quadrimestre de 2018: publicação do relatório com o estudo de avaliação da DM; 4.º quadrimestre de 2018 avaliação do impacto (se for caso disso); 2020: se for caso disso, proposta da Comissão para nova revisão da legislação sobre máquinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário